sábado, 2 de julho de 2011

Você vale suas conexões no Linked In

Com o boom das redes sociais e o surgimento de diversas delas destinadas à diversão ou simplesmente para manter o contato com amigos e parentes, não demorou muito para aparecer uma rede destinada aos profissionais, o Linked In. Nela, ex e atuais colegas de trabalho, faculdade e demais profissionais podem compartilhar seus contatos, experiências e conhecimento, além de disponibilizar o próprio currículo on-line.

O LinkedIn é usado como ferramenta de pesquisa. Cada vez mais recrutadores e empresas estão buscando e checando seus profissionais nesse canal. Eles analisam (ou espionam, se preferirem) as empresas e os contatos existentes no perfil do candidato e com isso acabam definindo o valor que essa pessoa tem e que agregaria para a empresa caso contratada.

Por isso é vital que o profissional moderno de mercado mantenha uma rede atualizada, atrativa e interessante, com contatos com professores, formadores de opinião do seu campo de atuação, pessoas de sucesso profissional e de visibilidade, além de ex e atuais empregadores. Manter um bom relacionamento em rede diz muito a favor do profissional de hoje.

Muito bom também é seguir empresas modelo ou das quais é realmente fã em alguns aspectos, pois numa ocasião de entrevista você pode falar sobre o que essas empresas têm de admirável e/ou inovador e como tais exemplos podem ser seguidos pela empresa na qual está pleiteando vaga.

Mas cuidado com suas declarações e tudo mais o que revelam em seus perfis, pois na internet tudo é eterno – uma vez dito, a rede nunca esquece. Mentiras são facilmente detectadas. É necessária cautela sobre o que e com quem se fala no Linked In.

Importante também é não forçar intimidade com pessoas que você não conhece e nem mesmo ser papagaio de pirata querendo aparecer a qualquer custo. Participar de fóruns e responder as dúvidas de outros participantes na sua área de atuação são ótimas maneiras de alcançar visibilidade de forma positiva na rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário