A Comunicação Organizacional é o conjunto de diferentes modalidades de comunicação que acontecem dentro das organizações. São elas:
Comunicação Gerencial -> engloba as comunicações Interna e Administrativa:
- Interna: promove a interação entre a empresa e seus funcionários usando canais de comunicação próprios, estabelecendo fermentas ágeis de relacionamento entre os níveis hierárquicos, circulando as informações de forma apropriada.
- Administrativa: sistemas de fluxos de informações trocadas nas entradas e saídas dos processos da empresa.
Comunicação Institucional -> responsável pela imagem da empresa, assim como pelas relações, reputação e desenvolvimento corporativos;
Comunicação Mercadológica -> constrói e reforça a boa imagem da marca e dos produtos no mercado. Publicidade, promoção e marketing.
A Comunicação Organizacional passa a ser Integrada quando há a convergência dessas áreas de forma sinérgica, integrando todas as funções em busca do equilíbrio de interesses e do entendimento dos públicos que se relacionam.
Os gestores dessa área são especialistas em construção de relacionamentos, e através de ações comunicacionais criam resultados de imagem, além dos econômicos, para a empresa. Tais profissionais também avaliam os impactos dessas ações e traçam estratégias para alcançar os objetivos desejados pela organização.
A Comunicação Organizacional Integrada merece lugar de destaque nas organizações e é de grande importância no cenário globalizado em que vivemos, pois ajuda na viabilização e valorização do negócio através de ações de fidelização e divulgação de informações da organização para os diversos públicos de interesse da empresa (stakeholders).
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