quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Entendendo o que é Comunicação Organizacional Integrada

A Comunicação Organizacional é o conjunto de diferentes modalidades de comunicação que acontecem dentro das organizações. São elas:

Comunicação Gerencial -> engloba as comunicações Interna e Administrativa:
  • Interna: promove a interação entre a empresa e seus funcionários usando canais de comunicação próprios, estabelecendo fermentas ágeis de relacionamento entre os níveis hierárquicos, circulando as informações de forma apropriada.
  • Administrativa: sistemas de fluxos de informações trocadas nas entradas e saídas dos processos da empresa.

Comunicação Institucional -> responsável pela imagem da empresa, assim como pelas relações, reputação e desenvolvimento corporativos;

Comunicação Mercadológica -> constrói e reforça a boa imagem da marca e dos produtos no mercado. Publicidade, promoção e marketing.

A Comunicação Organizacional passa a ser Integrada quando há a convergência dessas áreas de forma sinérgica, integrando todas as funções em busca do equilíbrio de interesses e do entendimento dos públicos que se relacionam.

Os gestores dessa área são especialistas em construção de relacionamentos, e através de ações comunicacionais criam resultados de imagem, além dos econômicos, para a empresa. Tais profissionais também avaliam os impactos dessas ações e traçam estratégias para alcançar os objetivos desejados pela organização.

A Comunicação Organizacional Integrada merece lugar de destaque nas organizações e é de grande importância no cenário globalizado em que vivemos, pois ajuda na viabilização e valorização do negócio através de ações de fidelização e divulgação de informações da organização para os diversos públicos de interesse da empresa (stakeholders).

Nenhum comentário:

Postar um comentário