quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A importância da cultura organizacional no sucesso e andamento da sua empresa

Cultura organizacional é o conjunto de valores, regras, definições e crenças que formam a identidade de uma empresa. Essa cultura pode ser construída aos poucos com o passar dos anos ou deliberadamente criada no nascimento da organização, porém sempre irá refletir o ideal e o modo de ser da empresa, sua singularidade. Ela pode ser alterada, naturalmente ou não, ao longo dos anos, adaptando-se a novas realidades sociológicas e tecnológicas.

A cultura organizacional pode ser conservadora, moderna, familiar, autoritária, participativa, etc. Enfim, não existe um padrão a ser seguido que determine como deve ser a cultura de uma organização. Ela varia de acordo com a identidade e estrutura de cada empresa. Também não há uma definição do que seja uma cultura boa ou ruim, mas sim a mais apropriada para satisfazer todos os interesses, objetivos e anseios dos públicos relacionados a ela.

Estamos presenciando hoje uma modernização (ou adaptação evolutiva, se preferirem) das culturas de diversas empresas, que estão se tornando mais atentas aos desejos e reclamações dos clientes. Até pouco tempo atrás, o cliente não tinha muita voz nas decisões das empresas e não influía muito na cultura da maioria delas. Mas esse cenário está mudando e as organizações estão adaptando sua identidade a esses novos fatores a fim de não perderem mercado ou deixarem de existir.

Outro fenômeno de mudança na cultura das empresas que podemos observar agora é a apreciação da nova mão de obra entrante no mercado de trabalho brasileiro. As organizações estão  flexibilizando e mudando suas culturas para aceitarem e reterem seus funcionários da geração Y. Elas estão ouvindo mais as sugestões, reclamações, desejos e soluções trazidas por esses jovens e se adaptando a esse novo paradigma criado pela maior participação deles na estrutura da empresa.

Ambas as modernizações culturais citadas não foram feitas de pronto ou voluntariamente. Elas foram adaptações a novas demandas sociológicas do mercado, e são vitais para o sucesso competitivo das empresas atualmente. Culturas organizacionais obsoletas, assim como as empresas que insistem em não evoluírem, estão fadadas à extinção. O não aperfeiçoamento da cultura de uma organização é prejudicial e um risco para a continuidade da empresa, pois afasta seus públicos de interesse e abre espaço para a concorrência assumir essa fatia do mercado.

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