sábado, 30 de julho de 2011

Como ter um blog empresarial pode chamar atenção para seu negócio?

Blogs e perfis corporativos nas mídias sociais são canais de comunicação muito eficientes e atrativos. Um blog bem feito ajuda a alavancar uma empresa. Ter um canal como esses na empresa é muito bom para os negócios, pois facilita o relacionamento com os diversos públicos, e possibilita uma comunicação mais aberta, transparente e direta com eles.

Nos blogs corporativos as empresas podem contar suas novidades, expor seus produtos, esclarecer dúvidas, fazer pesquisas de opinião, além de poder também atender e sondar seus consumidores. Porém, não basta apenas ter um blog (ou perfis oficiais em mídias sociais), eles têm que ser acessados, procurados pelos públicos de interesse da instituição. Mas, como o blog da sua empresa pode chamar atenção para seu negócio?

A resposta é: Com conteúdo relevante! Blogs existem aos montes, mas blogs relevantes, com conteúdo atrativo, são poucos. É exatamente o conteúdo que faz a diferença entre o sucesso e o ostracismo dos seus canais. E para descobrir qual é o conteúdo que interessa ao seu público é necessário pesquisa, planejamento, estratégia e dedicação.

Criar perfis e administrar blogs corporativos demanda tempo e não é trabalho para amadores, pois influi diretamente na imagem e reputação da empresa. Uma palavra escrita errado, uma informação mal passada, um mal entendido basta para comprometer ou prejudicar uma marca.

Por isso a importância de ter uma pessoa capaz e responsável por gerir essas mídias. Essa missão já foi muito subestimada e erroneamente delegada a estagiários ou funcionários sobrecarregados, que no dia-a-dia da empresa acabam por não cuidar desses canais com a atenção necessária. Para esse problema há duas soluções: contratar um especialista exclusivamente para trabalhar nesses canais ou a terceirização desse trabalho.

Em pequenas e médias empresa, terceirizar o serviço contratando uma agência de comunicação como a Comunicar 360º é a melhor solução para esse problema. O investimento é menor do que contratar um novo funcionário e os resultados são mais rápidos devido à experiência que a nossa agência possui nesse assunto.

A Comunicar 360º é especializada na criação, desenvolvimento e gestão de blogs e mídias sociais corporativos. Pesquisamos assuntos de interesse, arquitetamos estratégias de SEO para aumentar a atratividade das mídias e sondamos as ações da concorrência para nos destacarmos frente a eles. Para isso, realizamos reuniões com os diretores da empresa para definirmos os objetivos, o direcionamento e a política, baseado sempre na cultura da empresa, a serem adotados nessas mídias.
Trabalhamos seguindo esse planejamento e tudo o que o empresário precisa fazer é dar o ok antes da publicação dos conteúdos.

Praticidade e eficiência em prol da sua empresa, é isso que a Comunicar 360º oferece.

2 comentários:

  1. Olá!
    Muito bacana o post.
    você teria algum case de blog externo que tenha desempenhado papel fundamental em alguma organização? Ex: aumento substancial de vendas, melhoria de relacionamento comprovada por pesquisa, platafomrma de gerenciamento de crise.

    Desde já agradeço!
    um abraço
    Thaís

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  2. Olá Thaís!
    Fico feliz que tenha gostado do post!
    Thaís, vejo o blog corporativo como uma ferramenta fundamental de transparência e relacionamento com o cliente hoje para qualquer tipo e tamanho de empresa. Blog não é apenas vitrine para anunciar produtos e serviços, tem que ser relevante. Dessa forma contribuirá para o aumento das vendas, do conhecimento da marca e em outros impactos positivos, inclusive no gerenciamento de crises.
    Cito como exemplo de sucesso o blog da construtora Tecnisa (www.blogtecnisa.com.br). Eles souberam ser relevantes em assuntos relacionados ao negócio da empresa e dosar o volume de propaganda de seus produtos neste meio. O blog dispõe de todas as informações relevantes da empresa e links para o site, contato e investidores. Esse também é um exemplo de como o mercado imobiliário encontrou na internet uma ferramenta de vendas diretas magnífica e, cada vez mais, se associa e faz uso dela também no relacionamento com seus atuais e possíveis clientes.
    Obrigada pelo comentário! Estou à disposição.
    Abraço,
    Christina Ferreira

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